Tecnologia LED e seus Benefícios ao meio ambiente

Tecnologia LED e seus Benefícios ao meio ambiente

Quando foi a última vez que você trocou uma lâmpada?

Se você tivesse que pensar sobre isso … bom. Esse é o ponto. A iluminação pode não ser o tópico mais fascinante, mas quando se trata de sustentabilidade, sua humilde lâmpada desempenha um papel mais brilhante do que você imagina.

Você não precisa ser um guerreiro ecológico para entender o quão importante é a vida útil da iluminação. Pode ser que você não se lembre da última vez que teve que fazer a substituição de uma lâmpada. E tudo bem. Acredite ou não, isso já faz de você um ótimo contribuinte para fazer escolhas mais verdes e mais inteligentes quando se trata de iluminação.

E é isso que vamos iluminar neste guia (sim, isso foi um trocadilho sobre o motivo pelo qual as lâmpadas de longa duração são importantes, como reduzir o desperdício de lâmpadas e o que fazer quando sua iluminação finalmente não resiste.

O que determina a vida útil de uma luz?

Lembra daquela cena em Harry Potter quando ele segurava a varinha pela primeira vez, e havia uma luz majestosa que brilhava em volta dele? Sim, desculpe estourar sua bolha, mas a vida útil de uma luz não está determinada assim.

Então, o que decide quanto tempo dura uma lâmpada? É isso que discutiremos abaixo.

Mas primeiro, você precisa entender que toda lâmpada tem uma vida útil nominal, geralmente medida em horas. As lâmpadas incandescentes tradicionais podem durar cerca de 1.000 horas. Fluorescentes? Cerca de 8.000 horas. LEDs? Um enorme de 25.000 a 50.000 horas. São vários anos de uso. Os LEDs são basicamente as tartarugas da iluminação.

Existem diferentes fatores que são considerados para determinar a vida útil de uma luz:

  • Durabilidade do filamento ou diodo – Ao contrário de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes que tendem a falhar abruptamente, os LEDs diminuem lentamente em vez de “queimando”.
  • Geração de calor – Mais calor é igual a degradação mais rápida.
  • Frequência de comutação – Já foi repreendido por seus pais porque você estava brincando com os interruptores de luz? Por uma boa razão. Algumas luzes caem rapidamente se ligadas constantemente.
  • Flutuações de tensão – Poder pontiagudo? Lâmpadas infelizes. Poder constante? Lâmpadas saudáveis. Fácil.
  • Qualidade da fabricação – As luzes baratas são baratas por um motivo.

Além de horas e watts, a longevidade é projetar mais inteligente, não apenas mais brilhante.

Resíduos e o impacto de lâmpadas de curta duração

Aqui está a essência: quanto mais curta a lâmpada é (pense fluorescente, incandescente ou halogênio), mais rápido eles vão ao lixo e no aterro e, é claro, mais rápido esse aterro … bem, enche.

Uma única família pode passar por dezenas dessas lâmpadas a cada poucos anos. Multiplique isso por milhões de casas e empresas, e temos um sério problema de lixo.

A cada ano, somente no Reino Unido, cerca de 100 milhões de tubos fluorescentes ainda estão em uso, e uma grande parte dos que ainda acabam em aterros sanitários. Enquanto os materiais na iluminação (como vidro, metal e até vestígios de mercúrio em fluorescentes) são recicláveis, o descarte inadequado leva a danos ambientais.

Somente um único teor de mercúrio de tubo fluorescente tem a capacidade de contaminar até 30.000 litros de água limpa se descartados de incorretamente. E ainda há 100 milhões de pessoas em uso!

Lâmpadas de curta duração:

  • Entupir fluxos de resíduos
  • Libere substâncias nocivas se quebradas
  • Requer mais energia para fabricar e transportar ao longo do tempo

Todas essas dores de cabeça ambientais por algumas horas de luz. Com isso, claramente podemos afirmar que o surgimento e o amadurecimento da tecnologia LED trata-se, sem dúvida, de um grande avanço ambiental.

Como os LEDs reduzem o volume de resíduos

tecnologia LED e seus beneficios

LED. O herói que todos merecemos. Silenciosamente eficiente, absurdamente de longa duração e extraordinariamente avesso a resíduos. Precisamos dizer mais? Estou brincando. É por isso que estamos aqui.

Os LEDs não duram apenas muito. Eles duram muito mais do que a iluminação tradicional. A diferença é impressionante. Vamos ilustrar isso rapidamente e com matemática básica:

Digamos que você tenha utilização leve por cinco horas por dia.

  • Com uma lâmpada incandescente (vida útil aproximada de 1.000 horas), você substituirá a lâmpada aproximadamente a cada 6,6 meses.
  • Com fluorescente (a vida útil média é de 7.000 horas), você substituirá a lâmpada/tubo em cada 3,89 anos (46,67 meses).
  • Com um LED (mais curta vida útil de 25.000 horas), a substituição será em 13,83 anos (166,67 meses).

Veja a diferença absurda? São dezenas de lâmpadas a menos que vão ao aterro se todas as famílias e estabelecimentos usassem LEDs exclusivamente para suas necessidades de iluminação.

Ainda melhor? Muitos produtos LED são modulares, o que significa que você pode substituir peças individuais (como drivers, lentes ou molduras) em vez de arremessar toda a unidade. É como substituir os pneus no seu carro, em vez de o carro inteiro toda vez que um pneu furar.

Além disso, os LEDs são fabricados para serem pró-planeta:

  • Nenhum mercúrio prejudicial dentro (diferentemente das CFLs)
  • Uso de energia inferior = baixa saída de dióxido de carbono (menos pegada de carbono)
  • Durabilidade = menos milhas de envio e resíduos de embalagem

Você vê agora? Os LEDs não são ótimos apenas para sua carteira e contas bancárias – também são excelentes para o meio ambiente. Esse é o melhor efeito colateral que qualquer produto poderia desejar.

Comparando a vida útil entre as tecnologias

Se você ainda está em cima do muro, apesar de todas as evidências que ouviu ou leu sobre a expectativa de vida de LED, talvez algo mais visual e direto o empurre para o “lado leve”.

Apresentando a tabela de comparação do Ol ‘:

Tabela de comparação de vida útil do LED vs iluminação tradicional

Nota: a coleção de lâmpadas de 40 watts da sua nan de 1982? Nem pense em usá-los como iluminação para sua casa agora. Armazene-as bem ou descarte-as adequadamente, se necessário.

As luzes LED têm uma vantagem injusta em tudo. Eles têm a vida útil mais longa, consomem a menor energia e criam o menor desperdício de energia.

Dicas de descarte de lâmpadas responsáveis

Estamos conversando sobre resíduos e disposições. Então, o que você faz quando sua lâmpada queima? E como descartar os diferentes tipos de iluminação corretamente sem causar um apocalipse de luz?

Aqui estão algumas dicas:

Incandescente e halogênio

Geralmente, eles podem ser desperdiçados, pois não contêm materiais perigosos. No entanto, verifique com o conselho local – algumas áreas oferecem pontos de reciclagem de lâmpadas, como ecopontos de coleta de resíduos diversos, por exemplo.

CFLs e tubos fluorescentes

Não podem ser descartados livremente. Eles contêm mercúrio, o que é perigoso se liberado. Novamente, uma única gota de mercúrio pode facilmente contaminar 30 litros de água. (Isso é muito!) Em vez disso:

  • Leve -os a um centro de reciclagem de resíduos domésticos
  • Use caixas de reciclagem de lâmpadas designadas em lojas de ferragens ou supermercados

Em outras palavras, deixe os especialistas lidar com o descarte para você. Apenas certifique-se de chegar a onde estão os especialistas.

LEDs

Embora os LEDs sejam mais seguros que os fluorescentes, eles ainda contêm componentes eletrônicos, o que significa que são classificados como Weee (Desperdício de equipamentos elétricos e eletrônicos).

Isso significa:

  • Recicle em um ponto de coleta Weee
  • Pergunte ao seu conselho ou varejista local sobre esquemas de tomada
  • Nunca esmagá-los – mesmo ao desabafar suas frustrações

Sempre verifique com seu fornecedor ou loja de materiais elétricos da região se ele oferece serviços de reciclagem de lâmpadas. Alguns podem até compensá-lo com um desconto ou cupom para ajudar a tornar nosso ambiente mais limpo. Você só tem que olhar.

Considerações finais: longa vida, menos desperdício, mais luz

Ao falar sobre sustentabilidade, pode ser fácil deixar de lado a iluminação, mas, na realidade, é uma das maneiras mais fáceis de cortar sua pegada ambiental.

Lâmpadas de longa duração como LEDs não apenas economizam o incômodo de substituições constantes, elas reduzem drasticamente o desperdício de aterros, os materiais tóxicos e o uso de energia ao longo do tempo. Em outras palavras, a Mãe Natureza o amará por apenas usar luzes LED.

Então, da próxima vez que você estiver instalando uma nova lâmpada, faça uma pausa por um momento. Considere a vida útil. Considere o desperdício. A iluminação inteligente não é apenas sobre os recursos sofisticados.

Se você precisar de ajuda para escolher a solução de iluminação de longa duração perfeita, pode conferir a ampla gama de lâmpadas LED da iluminação simples hoje.


 


Quer mais dicas sobre iluminação?

Quer vender mais e encantar seus clientes?
Aproveite e encomende o projeto de iluminação de Rafael Briano:
Instagram: @rafaelbriano.com.br
Website: www.rafaelbriano.com.br

Precisa de luminárias diferentes e luminárias sob medida?
Instagram: @odkaza
Website: www.odkaza.com.br

Leia mais no artigo:

Iluminação Linear: Como e quando utilizar

Como iluminar cozinhas pequenas

Comprar luminária pendente para sala de jantar: modelos ideais e onde encontrar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo